Seg, 21 de setembro de 2020, 10:41

Direção do CCET
Administração do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia [Gestão 2017-2021]
Roberto Rodrigues de Souza - Diretor do CCET

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (1992), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2005), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Realizou pós-doutoramento no Centro de Engenharia Biológica e Química (BERG) do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, com estudos adicionais na Universidade de Birminghan, Inglaterra (1999-2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia Química e em Biotecnologia Industrial, com ênfase em Bioseparações, Operações de Separação e Mistura, Biodegração e Avaliação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de separação, bioprodutos, biodegradação e monitoramento ambiental. É membro da ABEQ e do CRQ. Já orientou cerca de 10 dissertações de mestrado, 15 iniciações científicas e orienta 04 doutorandos e 03 mestrandos. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de participações em eventos científicos no Brasil e no exterior. Na área administrativa já execeu as seguintes funções: Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFS (2002-2004), Gerente de Recursos Humanos (GRH) da UFS (2004-2005), Chefe do Departamento de Engenharia Química da UFS (2007-2009), Coordenador dos Cursos de Engenharia Química e Química Industrial da UFS (2007-2009), Vice-Coordenador da Rede PRODEMA (2007-2009) e Vice-Coordenador do Mestrado em Engenharia Química da UFS (2008-2010). entre outras atividades de direção desempenhadas. Membro do Conselho Regional de Química - CRQ-VIII Região SE (2015-atual). Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Sergipe (FAPESE) da UFS (2015-2017). Diretor do Centro de Ciência Extas e Tecnologia (CCET) da UFS (2017-atual). É líder de Pesquisa do Grupo de Pesquisa em Biotecnologia e Meio Ambiente (GPBIOMA/UFS) cadastrado no CNPq desde 2001 [texto retirado da Plataforma Lattes].

Edward David Moreno Ordonez - Vice-Diretor do CCET

Possui graduação em Engenharia Elétrica - Univ. Valle (1991), mestrado e doutorado em Eng. Elétrica pela Univ. de São Paulo (1994 e 1998). O doutorado foi Sandwich com a Univ. de Toronto, Canada (1996) e Chalmers University of Technology, Goteborg, Suecia (1997). Fez pós-doutorado na UFSCAR (2000). Atualmente é prof. Associado II no DCOMP/UFS na cidade de Aracaju, Brasil. É membro senior do IEEE e da ACM. É membro do Editoral Board de vários journals internacionais. Avaliador de cursos de computação e informática e Institucional do INEP/MEC. Tem participado como comitê de programa, em mais de 200 eventos internacionais e publicado vários livros na área de projeto de sistemas digitais reconfiguráveis e segurança em hardware. Foi o General Chair do evento internacional "Chip in Aracaju 2014" que integra os seguintes eventos: 27th SBCCI, 29th SBMICRO, 4th WCAS e 14th SFORUM. Foi o Program Chair do evento internacional WSS 2013 e 2014, e do WSCAD 2015, e General Chair do WSCAD 2016 (Aracaju, Brasil). Track chair em vários eventos internacionais, na área de Sistemas Embarcados e Circuitos Digitais de Baixo Consumo de Energia. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Engenharia de Computaçãoo, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes assuntos: Computer Architecture, Embedded Systems, Hardware security, Power-Aware Computing, High Performance Computing and Performance Evaluation [texto retirado da Plataforma Lattes].

Atualizado em: Ter, 22 de setembro de 2020, 15:48