Qui, 26 de maio de 2022, 16:53

Trabalhadores do Campus do Sertão receberam Prêmio Destaque UFS nesta quarta, 25
Premiação fez parte do aniversário da universidade
(Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

Como parte das comemorações dos 54 anos da Universidade Federal de Sergipe, foi entregue na última quarta-feira, 25, o prêmio Destaque UFS no Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória.

“Pra mim é um privilégio ser reconhecida, mas entendo que todos os colegas também são comprometidos, então é uma forma de homenageá-los também. É a energia de todos que faz com que esse campus dê certo”, avalia a técnica administrativa Gabrieli Menezes dos Santos, uma das homenageadas.

Ela começou sua carreira na UFS na Cidade Universitária, mas, num caso pouco comum de remoção interna, pediu mudança de lotação para a unidade mais distante da sede, o campus do Sertão, cerca de 2 horas da capital.

Professor Adauto Ribeiro ao lado da diretora do campus, professora Anny Kelly

“Eu queria voltar para o interior. Eu sou do interior e gosto desse clima de interior. Sou formada pela UFS em Engenharia Agronômica, filha de agricultores, entrei pelas cotas, e sou técnica agropecuária da instituição. Sou filha da UFS”.

A diretora do campus, professora Anny Kelly, destaca o empenho coletivo dos que fazem o campus do Sertão: “Todos esses prêmios escolhidos para hoje são prêmios para cada um de nós; porque ninguém trabalha só, nós dependemos um do outro.”

A premiação incluiu o funcionário terceirizado José Carlos da Silva Santos, que começou na UFS há cerca de seis anos, iniciando na limpeza e hoje atuando como técnico de manutenção.

Funcionário terceirizado José Carlos

“De tudo eu faço um pouquinho, estou aqui quase desde o início e tô muito feliz. Eu não esperava isso, mas agradeço a todos. Acredito que me escolheram porque eles me veem batalhando, faço o melhor que posso. Tento resolver, e o que eu puder fazer eu faço”, conta José Carlos.

Outras duas homenagens no Sertão foram entregues em memória de pessoas que já partiram. O professor Marcos Eric recebeu o certificado do discente Pedro Henrique Gomes Alves, egresso de Engenharia Agronômica que atuava no Programa de Residência Profissional Agrícola, falecido no último dia 17 de janeiro deste ano.

Técnica administrativa Gabrieli Menezes dos Santos

E em momento de grande comoção, o professor Adauto Ribeiro, do Departamento de Ecologia, escolhido pela família da docente Daniela Pinheiro Bitencurti (in memoriam) para receber o prêmio, discursou sobre a homenageada.

“Foi uma luta para todos nós resgatarmos a nossa amiga. Ela era como uma filha pra nós”, relata Adauto, que contou um pouco da trajetória acadêmica de Daniela, de seu desejo de ajudar a diminuir a pobreza no continente africano, até sua fatídica viagem a Angola, onde faleceu em 27 de junho de 2019.

Professor Marcos Eric recebeu a homenagem feita ao discente Pedro Henrique Gomes Alves (in memoriam)

O reitor Valter Santana destacou que "a UFS é uma instituição que já nasceu olhando para o desenvolvimento. Uma universidade que desde o início formou pessoas e transformou a realidade de onde ela se inseriu”.

E completou: “Com a união, com o empenho e a dedicação de cada um de vocês, a universidade continuará construindo caminhos de êxito, de excelência, e realizando diversos sonhos.”

Ana Cláudia Campos, professora da Veterinária, recebe do reitor Valter o certificado da docente substituta homenageada, professora Mary'Anne Rodrigues de Souza

O Prêmio

Instituído pela Portaria n. 293, o Prêmio Destaque UFS destinou-se a professores efetivos e substitutos, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados e discentes que tenham contribuído para a efetividade de ações que tiveram impactos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, e que convivem e interagem com a comunidade universitária. O prêmio já foi entregue aos trabalhadores de Laranjeiras, São Cristóvão, Itabaiana, Colégio de Aplicação (Codap) e Lagarto. Confira aqui a lista completa de homenageados.

Evento contou com a presença do reitor, Valter Santana, do vice-reitor, Rosalvo Ferreira, direção do campus e de membros da comissão dos 54 anos

Saiba mais

A programação de 54 anos da UFS se encerra na próxima terça-feira, 31, com a inauguração da TV UFS no Auditório Libório Firmo, na Cidade Universitária. Esta sexta, 27, haverá apresentações de artistas da casa e convidados, a partir das 17h no Centro de Vivência. Saiba mais aqui.

Atualizado em: Qui, 26 de maio de 2022, 17:01